Oceano Azul
Introdução
Este livro remete para dois tipos de oceanos que compõem o mercado, cujo nome é oceano vermelho e oceano azul.
Em poucas palavras podemos dizer que o mercado que se rege pelo oceano vermelho utiliza as regras base e não procuram modificar a sua natureza. Pois estes administram as regras e o modo como operar é aquele e aquele mesmo e não modificam nem inovam.
Enquanto os de oceano azul procuram inovar e procurar o mercado desconhecido para cativar o consumidor e para que este possa ter produtos de escolha e conheça o que o resto do mundo sabe e conhece. (retirado do livro oceano azul)
A criação continua de oceanos azuis
O termo oceano azul é relativamente novo mas a existência da sua estratégia é antiga.
O foco das estratégias das empresas sofrem fortes influencias militares por isso é que por vezes são denominadas oceano vermelho, ou seja, é aceitar os principais fatores restritos da guerra e a capacidade de criar novos espaços de mercado.
De empresa e setor para iniciativa estratégica
O “movimento estratégico” é a unidade adequada para explicar a criação de oceanos azuis e sustentam de alto desempenho.
“Movimento estratégico é um conjunto de decisões e ações gerenciais que resultam em importantes produtos e serviços capazes de criar novos mercados”. A inovação de valor é uma estratégia diferente.
A inovação de valor é uma maneira de relacionar sobre a execução de estratégia, que resulta na criação de um novo espaço de mercado e no rompimento com a concorrência.
As empresas de oceano azul utilizam estratégias diferentes das aplicadas pelas empresas de oceano vermelho.
Formulando e executando a estratégia do oceano azul
O campo de jogo ainda está muito desequilibrado devido à existência de diversas ferramentas e modelos analíticos com o intuito de viabilizar o sucesso em oceano vermelho. Os oceanos vermelhos continuarão a dominar a agenda estratégica das empresas, mesmo que os imperativos de negócios para a criação de oceanos