trabalho sobre vazoes
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
TURMA: 112 AM
HIDROLOGIA APLICADA
MÉTODOS E CÁLCULOS UTILIZADOS PARA O ESTUDO DAS VAZÕES
VÁRZEA GRANDE, MT.
JUNHO / 2014.
DISCENTES:
ADELAINE DUTRA.
AMANDA MARQUES DOS REIS.
DÉBORAH TREVISAN.
DOUGLAS BATISTA MACHADO.
JOÃO PAULO FRANK RAMALHO.
MÉTODOS E CÁLCULOS UTILIZADOS PARA O ESTUDO DAS VAZÕES
Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Civil do Centro Universitário – UNIVAG para obtenção da nota parcial da disciplina de Hidrologia Aplicada.
VÁRZEA GRANDE, MT.
JUNHO / 2014.
INTRODUÇÃO
O escoamento superficial das águas normalmente é medido ao longo dos cursos d’água, criando-se séries históricas que são extremamente úteis para diversos estudos e projetos de Engenharia, basicamente para responder a perguntas típicas como : onde há água, quanto há de água ao longo do tempo e quais são os riscos de falhas de abastecimento de uma determinada vazão em um ponto de um curso d’água.
No planejamento e gerenciamento do uso dos recursos hídricos, o conhecimento das vazões é necessário para se fazer um balanço de disponibilidades e demandas ao longo do tempo.
Em projetos de obras hidráulicas, as vazões mínimas são importantes para se avaliar, por exemplo, calado para navegação, capacidade de recebimento de efluentes urbanos e industriais e estimativas de necessidades de irrigação; as vazões médias são aplicáveis a dimensionamentos de sistemas de abastecimento de águas e de usinas Hidrelétricas; as vazões máximas, como base para dimensionamento de sistemas de drenagem e órgãos de segurança de barragens, entre outras tantas aplicações.
Em operação de sistemas hidráulicos, onde poderiam se destacar sistemas de navegação fluvial, operação de reservatórios para abastecimento ou geração de energia e sistemas de controle ou alerta contra inundações.
Os principais métodos de medição de vazão são: medição e integração da distribuição de velocidade; método volumétrico;