Trabalho sobre texto do siqueira
Segundo o trecho retirado do texto (Siqueira, Medidas do comportamento organizacional, pag. 15) “Entende-se que as pesquisas do CO, envolvendo temas relativos a formulações teóricas de nível macro, cuja coleta de dados é realizada através de escalas, questionários ou outro procedimento, perdem sua confiabilidade de observação de atributos de nível macro, visto que os dados obtidos passam pelo processo perceptivo dos trabalhadores. Assim, se o instrumento for uma escala aplicada aos membros da organização com o objetivo de medir o clima organizacional, o que se obtém como dados são percepções do clima organizacional. Portanto, a medida estaria aferindo um atributo individual (nível micro) e não um atributo da organização (nível macro)”.
2.Características biográficas podem ser boas preditoras do comportamento? Por quê?
Características biográficas são características pessoais que são objetivas e facilmente obtidas nos registros pessoais dos funcionários: idade, sexo, estado civil, tempo de serviço. Assim, é evidente que numa previsão de comportamento e dependendo da área analisada, tais características podem ser boas preditoras ou também podem ser irrelevantes, como uma pesquisa que evidenciou que funcionários casados faltam menos, mudam menos de emprego e sentem-se mais satisfeitos com o trabalho do que seus colegas solteiros e outra pesquisa sobre o sexo masculino e feminino que mostrou não existir nenhuma diferença consistente nas habilidades de resolução de problemas, capacidade de análise, espírito competitivo, motivação, sociabilidade ou capacidade de aprendizagem.
3. Relacione as variáveis absenteísmo, rotatividade e produtividade com satisfação no trabalho.
Existe uma tentação em acreditar que a satisfação com o trabalho está inversamente relacionada com o absenteísmo. Muitos estudos