O mau de agrotoxico na agricultura
AGRICLTURA NO BRASIL E NORDESTE BRASILEIRO
A agricultura no Brasil é, historicamente, umas das principais bases da economia do país, desde os primórdios da colonização até o século XXI, evoluindo das externas monoculturas para a diversificação da produção. Inicialmente produtora de cana-de-açúcar, passando pelo café, a agricultura brasileira apresentam-se como uma das maiores exportadoras do mundo em diversas espécies de cereais, frutas, grãos, entre outros.
Desde o Estado Novo, com Getúlio Vargas, cunhou-se a expressão que diz ser o “Brasil, celeiro do mundo” acentuando a vocação agrícola do país. A vasta extensão territorial combinada com a oferta abundante do sol e água, recursos fundamentais para a atividade agropecuária, são qualidades que o colocam à frente de outros países produtores. O Brasil é o quinto maior produtor agrícola do mundo, com produção somando cerca de . ificada nas técnicas agrícolas em regiões onde a agroindústria se fortaleceu, ainda persistem o subemprego, a baixa produtividade e a pobreza no campo.
Quando analisamos apenas a modernização das técnicas e esquecemos de observar quais são as consequências da modernização nas relações sociais de produção e na qualidade de vida da população. Cerca de 65% da força de trabalho agrícola é encontrada em pequenas e medias propriedades, que utilizam mão – de-- obra familiar. No Brasil, verificou-se, até fins dos anos 80, um enorme crescimento da área cultivadas com produtos agroindustriais de exportação em detrimento de cultivos voltados ao abastecimento interno. Atualmente, produtos do mercado interno apresentam grande aumento de produção. Isso se explica pela pratica da associação de culturas em grandes propriedades. Porém a agricultura brasileira tem sido costumeiramente subdividida dicotomicamente de acordo com característica sócio -e econômico e tecnologias. A agricultura empresarial brasileira, por exemplo, está dentre as mais fortes do mundo, sendo responsável pela