Ensaio
Este ensaio tem como objetivo recuperar na linha temporal os conceitos de língua, linguagem, texto, textualidade e seus fatores, com base nos textos utilizados em sala de aula. Levantando assim a questão da relevância desses conceitos na atuação do professor de Língua Portuguesa, em conhecer e saber utilizar esses conceitos.
Língua 5
Neste ensaio de Rejane Flor Machado (1995) foi resgatado os aspectos da linguagem e o funcionamento da coesão e coerência.
Mostrando diferentes teorias da coesão e coerência, a intenção desses estudos é explicar o funcionamento do texto, como podem ser avaliados a semântica textual, destaca-se concepções de Givon, Halliday e Hasan.
O trabalho de Halliday e Hasan considera um texto coerente se o conjunto de recursos que formam a unidade semântica dando conecção ao entendimento do sentido do texto.
Givon acredita que a linguagem de um texto depende do processo cognitivo, isto é como as informações processam na mente de cada individuo.
A linguagem é conhecida como um núcleo de força capaz de construir um significado dependendo do conhecimento prévio de cada um.
Texto 2
O conceito de texto com base em SIQUEIRA (1990) diz que escrever uma série de palavras não é escrever um texto, que para ser texto, precisa ser um todo organizado. O texto consiste em introdução, onde o assunto geral é exposto, uma unidade que consiste na manutenção da referência e d tematização do texto. Ainda segundo Siqueira, um texto pode ser formado por uma palavra, como uma placa de trânsito, uma frase, um período, um parágrafo ou vários parágrafos.
O segundo conceito de texto é de VAL (1993, p.03) para a qual é “uma ocorrência lingüística falada ou escrita, de qualquer extenção, dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal”. O contexto sociocultural em que se insere constitui elemento condicionante de seu sentido, na produção e na recepção. Outra concepção é que o texto deve constituir uma unidade semântica para ser recebido pelo