Trabalho sobre taylor (gestão de empresas)
Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro mecânico norte-americano, nascido em 1856 em Filadélfia nos Estados Unidos, ficou conhecido como o pai da Teoria Científica do Trabalho (ou taylorismo, designação dada em sua homenagem). Iniciou a sua carreira profissional com 18 anos como aprendiz de mecânico estudando à noite no curso de Engenharia Mecânica. Em 1881, já como engenheiro chefe nas fábricas de aço Midway, e após várias experiências de medição de tempos de execução de tarefas com o objectivo de eliminar ineficiências, introduz um método de produção baseado na produção em série - este método assentava na subdivisão dos processos produtivos em pequenos segmentos ou tarefas, tendentes a eliminar todos os tempos mortos. Complementarmente foi desenvolvido um sistema de prémios diferenciados para os trabalhadores que mais se aproximassem dos objectivos. Em 1890 torna-se Director da Manufacturing Investment Company, tendo depois passado por diversas fábricas onde foi implementados os seus métodos de produção e em 1906, é eleito presidente da Associação Americana de Engenheiros Mecânicos. Em 1911 publica a sua grande obra intitulada "The Principles of Scientific Management" na qual defende os princípios da Teoria da Gestão Científica do Trabalho.
(FILME TEMPOS MODERNOS) (CHARLIE CHAPLIN)
Se você está falando do filme Tempos Modernos, sim.
A Administração Científica erigiu-se do esforço dos teóricos da época para dar conta das conseqüências da Revolução Industrial: crescimento acelerado das organizações, complexidade de sua administração, bem como, necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações, face à concorrência e à competição entre as empresas.
Os princípios de administração científica de Taylor constituíram-se na base para o modo de trabalho por toda a primeira metade deste século e, em muitas situações, predominam até hoje. Basta observar o que acontece com muitas empresas de sistemas de