Relações Historicas entre Gestão e economia
Professora-tutora externa: Centro Universitário Leonardo Da Vinci – Uniasselvi
– Prática do Módulo I
10/02/2014
RESUMO
A todo o momento novas organizações são criadas mundo a fora, porém poucas sobrevivem ao mercado atual, onde baixo custo e competitividade são aliados na luta para o desenvolvimento e crescimento potencial. Há décadas se estuda maneiras mais eficazes e solidas de manter-se no mercado, estudiosos visualizam o gerenciamento de determinado seguimento e direcionam a gestão a ser implantada, modificando processos, determinando treinamentos, atualizando sistemas.Taylor estudava o tempo e movimentos dos operários para definir o tempo padrão para a produção de peças. Porém aliado a este fato existe a economia que complementa o equilíbrio de mercado, realizando o estudo da produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Existe uma relação entre a economia e administração, onde uma complementa a outra, ou seja, separadas mais por razões históricas que por diferenças reais.
Palavras-chave: Gestão, Economia.
1 INTRODUÇÃO
Este artigo tem por objetivo apresentar a relevância da gestão organizacional das empresas e seus objetivos econômicos, demonstrando as mudanças obtidas durante os anos. Mudanças consideráveis apresentadas por Taylor em seu modelo de gestão, onde prioriza a redução de perdas e produtividade através da administração científica.
A todo o momento novas organizações são criadas mundo a fora, porém poucas sobrevivem ao mercado atual, onde baixo custo e competitividade são aliados na luta para o desenvolvimento e crescimento potencial.
Há décadas se estuda maneiras mais eficazes e sólidas de manter-se no mercado, estudiosos visualizam o gerenciamento de determinado seguimento e direcionam a gestão a ser implantada, modificando processos, determinando treinamentos, atualizando sistemas. Não só visando somente uma gestão administrativa, mas também uma gestão