Trabalho sobre Sociedades Políticas, Legalidades e Legitimidade e Os tipos de sociedade Política.
Sociedade política e sociedade civil equivalem-se na etimologia já que a palavra originária, grega ou latina (polis ou civitas), tem a mesma significação: a cidade (comunidade organizada politicamente hoje chamada de Estado).- sociedade é a união moral e permanente de várias pessoas em vista de um fim comum. Os agrupamentos humanos caracterizam-se como SOCIEDADES quando têm um fim próprio e, para sua consecução, promovem manifestações de conjunto ordenadas e se submetem a um poder, e no tocante à sociedade humana globalmente considerada, verificamos que o fim a atingir é bem comum.
Ao verificarmos o que ocorre em qualquer parte do mundo, iremos notar logo a existência de uma incontável PLURALIDADE DE SOCIEDADES, todas apresentando aqueles três elementos essenciais. Pluralidade de grupos: sem pluralidade de pessoas não pode haver sociedade. Pluralidade de grupos significa uma sociedade composta de outras menores e dentre estas menores merece particular atenção a família.- família: célula social. É uma pequena sociedade, o núcleo fundamental da comunidade. Organismo completo, visa a perfeição total do homem preparando-o para alcançar todos os bens da natureza racional. É o primeiro âmbito social para o homem e é normalmente nela que se forma a personalidade de cada indivíduo. Por serem unidades sociais, as famílias, reunidas, formam a sociedade civil ou política, que geralmente compreende também outros agrupamentos.
Nas sociedades políticas mais simples a pluralidade de grupos quase sempre se reduz à pluralidade de famílias mas as sociedades mais desenvolvidas apresentam agrupamentos profissionais (sociedade de natureza econômica). Enfim, o Estado é precedido por outras sociedades mais simples; e depois de constituído, o organismo político que o seu poder unifica vem complementar esta série de manifestações da vida social já organizada antes dele. Não se