TRABALHO SOBRE SANEAMENTO BÁSICO
Engenharia Civil
Aluno: Mateus Freire Queiroz
Matrícula: 1410867
Turma: T519
Período: 1
Professor: Ari Holanda
Saneamento básico
Definição
O saneamento básico pode ser definido como um conjunto de medidas que têm o objetivo de estabelecer controle e manutenção sobre os meios do homem que seja nocivo à sua saúde.
Relevância
Por estar associado a vários fatores que são essenciais para as pessoas, o saneamento básico se destaca em importância. O saneamento é importante como condição de cidadania para os sujeitos, e este é um direito constitucional dos brasileiros. Uma população que não dispõe desses serviços básicos citados tende a não apresentar qualidade de vida, tendo em vista que tais serviços são imprescindíveis para evitar a
proliferação de doenças. Assim, conclui-se que o saneamento básico é um fator que contribui para que existam condições sociais favoráveis para que as pessoas vivam.
No Brasil, as medidas que compõem o saneamento básico devem ser tomadas pelos governantes, e há uma lei que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento. Tal lei diz que os serviços públicos de saneamento serão prestados com base na universalização do acesso, no uso de tecnologias apropriadas, no abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos realizados de formas adequadas à saúde pública e à proteção do meio ambiente e na eficiência e sustentabilidade econômica, por exemplo. Entretanto, muitos municípios brasileiros não possuem, por exemplo, rede de esgoto. Observe a tabela:
Região
Posição
Estado geográfica 1
Distrito Federal
2
Municípios com rede de esgoto (%)
Centro-Oeste
100,0%
São Paulo
Sudeste
99,8%
3
Espírito Santo
Sudeste
97,4%
4
Rio de Janeiro
Sudeste
92,4%
5
Minas Gerais
Sudeste
91,6%
6
Pernambuco
Nordeste
88,1%
7
Paraíba
Nordeste
73,1%
8
Ceará