Trabalho sobre resíduos
A Votorantim Metais é a maior produtora de zinco da América Latina e está entre as dez maiores produtoras mundiais. Em um mercado com forte concorrência, a competitividade da empresa é garantida por fatores como mineração própria, tecnologia de tratamento de minérios, gestão eficiente de processos e investimentos permanentes na ampliação de sua capacidade de produção.
A atuação da Votorantim Metais no mercado de zinco teve início em 1956, com a formação da Companhia Mineira de Metais (CMM), em Três Marias, Minas Gerais.
A produção de zinco metálico em lingotes, que era de 10 mil toneladas/ano em 1970, passou para 90 mil toneladas/ano em 1993. Além disso, o desenvolvimento de know how próprio garantiu à unidade de Três Marias o pioneirismo na implantação do processo eletrolítico para a metalurgia do zinco no Brasil.
Em abril de 2002, a Votorantim Metais assumiu a Companhia Paraibuna de Metais. Com a operação, ampliou sua capacidade de produção de 170 mil toneladas/ano para 265 mil toneladas/ano e reforçou sua participação no mercado de zinco.
Em 2004, foi adquirida a Refíneria de Zinc Cajamarquilla, no Peru, com capacidade de produção de 135 mil toneladas de zinco por ano. Construída pelo governo peruano em 1981, a refinaria foi privatizada e comprada por um consórcio formado pela Teck Cominco e pela Marubeni Corp. Os investimentos promovidos pelos novos controladores foram de melhoria na qualidade do produto, redução de custos e expansão da produção de zinco metálico – que passou de 90 mil toneladas para 129 mil toneladas. A empresa possui um dos menores custos de produção do mundo.
Um dos diferenciais de Cajamarquilla está em sua localização estratégica. Distante 25 quilômetros de Lima, capital do Peru, o acesso à empresa pode ser feito tanto por rodovia quanto por ferrovia, o que torna eficiente o embarque e desembarque de matéria-prima e produtos.
Em 2005, a Votorantim Metais ampliou sua participação no mercado