Trabalho sobre residuos solidos
Introdução
A infiltração é o processo pelo qual a água penetra no perfil do solo. Inicialmente, seu valor é elevado, diminuindo com o tempo, até se tornar constante no momento em que o solo fica saturado. A velocidade de infiltração (VI) d’água no solo é fator muito importante na irrigação, visto que ela determina o tempo que se deve manter a água na superfície do solo ou a duração da aspersão, de modo que se aplica uma quantidade desejada de água. Ela é expressa em termos de altura de lâmina d’água ou volume d’água por unidade de tempo, em geral, nas unidades de mm/h, cm/h ou l/s.
A VI depende diretamente da textura e da estrutura dos solos. Em solos arenosos ou argilosos com partículas bem agregadas, em razão de sua maior percentagem de poros grandes, têm-se maiores velocidades de infiltração. Em um mesmo tipo de solo a velocidade de infiltração varia com:
- A percentagem de umidade do solo, na época de irrigação.
- A porosidade de solo.
- A existência de camada menos permeável, ao longo do perfil.
Observa-se que a variação da VI em um mesmo solo, por causa da diferença do teor de umidade, desaparece geralmente 60 minutos depois do início da aplicação.
Assim sendo, sob chuva ou irrigação contínuas, a taxa de infiltração se aproxima, gradualmente, de um valor mínimo e constante, conhecido por velocidade de infiltração básica (VIB) ou taxa de infiltração básica (TIB). De acordo com a VIB de um solo, pode-se classificá-lo em: a) solo de VIB muito alta: > 3,0 cm/h; b) solo de VIB alta: 1,5 – 3,0 cm/h; c) solo de VIB média: 0,5- 1,5 cm/h; d) solo de VIB baixa: < 0,5 cm/h.
Pode-se calcular a quantidade de água que infiltrou em um solo em função da curva de infiltração acumulada deste solo. Existem diversos métodos e diversas maneiras de se determinar a VI de um solo. Para que o seu valor seja significativo, o método de determiná-la deve ser condizente com o tipo de irrigação que será