gestao de residuos solidos em mocambique
1. Introdução 3
2. Conceito 4
3. Legislação sobre a Gestão de Resíduos Sólidos em Moçambique 4
3.1 Método usado na pesquisa 4
3.2 Apresentação e análise dos dados 5
4. Destinação dos resíduos sólidos domésticos 5
4.1 Destinação dos Resíduos Sólidos Orgânicos e Inorgânica 5
4.2 Destinação de outros tipos de Resíduos Sólidos 6
4.3 Destinação dos Resíduos de Higiene Pessoal 6
5. Conclusão 9
7. Bibliografia 10
1. Introdução O presente trabalho é sobre gestão dos resíduos sólidos mais concretamente ao estudo de gestão dos resíduos sólidos domésticos. Com seguintes objectivos:
Objectivo geral:
Fazer um estudo geral dos resíduos sólidos
Objectivo específico
Conhecer como é feita a gestão dos resíduos sólidos doméstico no bairro de Matacuane.
O trabalho está organizado em 4 partes. Na parte 1ª parte, será abordado o conceito dos resíduos sólidos domésticos na parte 2ª optámos por abordar Legislação sobre a Gestão de Resíduos Sólidos em Moçambique, na 3ª parte optamos por abordar o método usada na pesquisa e 4ª parte optamos por abordar sobre destinação dos resíduos sólidos doméstico. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com entrevistas.
2. Conceito
Conceito de resíduos sólidos domésticos
Segundos os nossos entrevistados resíduos sólidos domésticos: São os resíduos gerados nas actividades diárias em casas, apartamentos, condomínios e outras edificações residenciais.
3. Legislação sobre a Gestão de Resíduos Sólidos em Moçambique
Em Moçambique as autoridades municipais são as que tradicionalmente encarregados de garantir os trabalhos de limpeza urbana, com base no Artigo 6 da Lei 2/97, de 18 de Fevereiro e Artigo 25 da Lei 11/97, de 31 de Maio.
Se, por um lado, as Autarquias têm a obrigação de responder a estas exigências para atingir um desenvolvimento sustentável, por outro a falta de recursos financeiros, humanos e materiais, continua a ameaçar o sistema de gestão local comprometendo