Gestao ambiental
CM- Conselho Municipal
CMCC- Conselho Municipal da Cidade de Chókwè
GRS- Gestão de Resíduos Sólidos
GRSM- Gestão de Resíduos Sólidos Municipais
INGC- Instituto Nacional de Gestão de Calamidades
PGRS- Plano de Gestão de Resíduos Sólidos
RS- Resíduos sólidos
Lista de Figuras
Figura 1: Inundações no municipio de Chókwè.
Figura 2: Resíduos sólidos abandonados nas vias públicas.
Figura 3: localização da área de estudo.
Indice
1. Introdução
O municipio de Chókwè foi eminentemente fustigada pelas águas da chuva que transbordou de algumas bacias e rios, sobre tudo de limpopo nos passados dias 23 de janeiro de 2013.
Figura 1: Inundações no municipio de Chókwè.
Fonte: Célia Eunice Armando Mondlane.
Segundo o INGC cerca de 8.500 mil pessoas vitimas das cheias, encontraram-se nos centros de acomodação e algumas resistiram permanecendo na cidade e pondo as suas vidas em risco. Durante o período das inundaçõe vários bens foram perdidos, apartir de património do estado, bens pessoais, comerciais, agricolas, industriais, entre outros; pondo em risco a económia municipal.
Após as cheias vários materiais já não era aproveitaveis, considerando-se desse modo resíduos sólidos. Aquando das limpezas, os cidadinos retiravam os resíduos sólidos dos seus locais habitacionais e de trabalho para as estradas do municipio, permanecendo por muito tempo sem a sua devida remoção; pondo desse modo em causa a vidada da população e o meio ambiente.
Devido a esses problemas, é nesse âmbito que surgi a necessidade de avaliar o impacto ambiental de resíduos sólidos causados pelas cheias.
2. Formulação do problema de estudo
As cheias que fustigaram o municipio de Chókwè no dia 23 de janeiro de 2013 teve como, resultados o aumento consequente de resíduos sólidos em vários pontos da cidade de Chókwè, apartir de resíduos comerciais, agrícolas, urbanos, hospitalares, entre outros.
Figura 2: Resíduos sólidos abandonados nas vias públicas.
Fonte: Autor.
O aumento da produção de