TRABALHO SOBRE PRESSÃO
Professor: Alcides Neto
Projeto e Planejamento de Processos-I
1 – Defina o que é Pressão.
Pressão pode ser definida como a ação de uma força contra uma força contrária. Ela tem a natureza de um empuxo distribuído uniformemente sobre uma superfície plana no interior de um recipiente fechado. Pressão é definida como força por unidade de área:
2 – Defina o que é Pressão Atmosférica.
A palavra atmosférica designa a camada gasosa que envolve o globo terrestre. Como esta camada tem a temperatura de cerca de 50 km, a parte inferior da camada gasosa, que se encontra na superfície da terra, suporta todas as camadas e exerce, ao nível do solo, uma pressão correspondente ao peso total desta coluna gasosa. Ao nível do mar, em condições de intensidade normal de gravidade (aceleração de 9,80665 m/s²) e a 0°C de temperatura, esta pressão equivale a 1 atm, ou 14,69 psia, ou 1,033 kgf/cm² abs., ou 760 mm de coluna de Hg abs., ou 29,92 pol. de Hg abs. A dificuldade desta referência decorre do fato de que ela varia com a altitude e com as condições ambientais do local.
3 – Defina o que é Pressão Relativa.
Quando se utiliza a pressão atmosférica como referência, as pressões medidas a partir dessa referência (acima desta referência) são chamadas pressões relativas, pressões manométricas (Gauge pressures), pressões efetivas ou pressões positivas.
4 – Defina o que é Pressão Absoluta.
Pressão absoluta é a pressão relativa + pressão atmosférica.
5 – Defina o que é Vácuo.
As pressões abaixo da relativa e atmosférica (abaixo dessa referência) são chamadas de vácuo ou pressões negativas. O vácuo é simplesmente uma redução da pressão atmosférica.
6 – Exercícios de conversão de unidades de pressão:
a) 20 psi = 1,4062 kgf/cm²
b) 200 mmh2o = 1,4712 mmhg
c) 10 kgf/cm² = 100 mmh2o
d) 735,5 mmhg = 14,22457 psi
7 – Defina o sensor tipo Capacitivo.
Um sensor ou transdutor capacitivo é um condensador que exibe uma