Pressoes hiperbaricas
Mas antes de falar sobre
“PRESSÕES HIPERBÁRICAS”...
PRESSÕES
HIPERBÁRICAS
PRESSÃO ATMOSFÉRICA
Conceito:
É a pressão exercida pela atmosfera num determinado ponto.
É a força por unidade de área, exercida pelo ar contra uma superfície. Se a força exercida pelo ar aumenta em um determinado ponto, conseqüentemente a pressão também aumentará. Devemos entender o que é PRESSÃO
ATMOSFÉRICA...
É simples assim...
A Terra está envolvida por uma camada de ar denominada atmosfera; O ar, sendo composto por moléculas, é atraído pela força de gravidade da Terra e, portanto, tem peso. Se não o tivesse, escaparia da Terra, dispersando-se pelo espaço.
Devido ao seu peso, a atmosfera exerce sobre todos os objetos nela imersos, uma pressão chamada pressão atmosférica. MEDIDAS DE PRESSÃO
ATMOSFÉRICA
Assim, cada pessoa suporta sobre os ombros, em média, o peso de cerca de 1 tonelada de ar, porém não sente, já que o ar é um gás e a força da pressão exerce-se em todas as direções.
A pressão atmosférica é medida por barômetros. Há 2 tipos básicos de barômetros:
Mercúrio* - inventado por Torricelli em 1643
Aneróide.
1
06/03/2013
BARÔMETRO DE MERCÚRIO
Consiste de um tubo de vidro com quase 1 m de comprimento, fechado numa extremidade e aberto noutra, e preenchido com mercúrio (Hg).
A pressão atmosférica média no nível do mar mede 760 mm Hg.
Fonte: http://www.mast.br/multimidia_instrumentos/barometro_instrumento.html
BARÔMETRO DE MERCÚRIO
BARÔMETRO ANERÓIDE
Sem líquido - é menos preciso, porém mais portátil que o barômetro de mercúrio.
Consiste em uma câmara de metal com uma mola no seu interior para evitar o seu esmagamento que se comprime quando a pressão cresce e se expande quando a pressão diminui. Estes movimentos são transmitidos a um ponteiro sobre um mostrador que está calibrado em unidades de pressão.
BARÔMETRO ANERÓIDE
PRESSÕES ANORMAIS
Uma série de atividades exigem que