Trabalho sobre Planejamento
Planejamento
Brasília, abril de 2011.
Introdução A necessidade constante de aquisição de novas competências em um ambiente de grandes e profundas mudanças tem obrigado as organizações a uma revisão de seus parâmetros de gestão. A principal ferramenta que viabiliza essa revisão é o Planejamento correto dentro da organização, ou seja, o planejamento sendo realizado corretamente, no tempo certo, propicia a oportunidade da organização sempre melhorar suas competências e a atingir os objetivos planejados. É preciso que haja planos para que a organização tenha seus objetivos e para que se estabeleça a melhor maneira de alcançá-los. Os planos permitem diversos outros benefícios às organizações, que veremos a seguir.
Planejamento De acordo com Sampaio (2008), “planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente.” Dessa forma, podemos entender que planejar é um processo e que é a mais importante das funções gerenciais. Sendo planejar a tomada de decisões sobre o futuro que normalmente é cheio de incertezas, esta é a ferramenta da administração para gerenciar as relações com o futuro e é a aplicação específica do processo de tomada de decisões. Maximiano (2010) afirma que o processo de planejamento pode ser definido de diversas maneiras, e aqui são citadas três das mais importantes:
Planejar é definir objetivos ou resultados a serem alcançados;
É definir meios para possibilitar a realização de resultados desejados;
É definir um objetivo, avaliar as alternativas e realizá-lo e escolher um curso específico de ação. No sentido de entender que Planejar é um processo prévio à execução administrativa, é preciso compreender que as atitudes em relação ao planejamento são