Trabalho sobre planejamento em pp
Problema:
“Há alguns anos a busca por mais qualidade de vida tem transformado os hábitos da população, provacando importantes mudanças no consumo de alimentos” – Macroambiente, Social.
“...a categoria de biscoitos encontrava-se estável, enquanto outras cresciam...” - Macroambiente, econômico (talvez também competitivo).
“Em paralelo, a mídia apresentava justamente o segmento de biscoitos como um dos vilões da saúde...” - Macroambiente, social.
“...os consumidores sentiam-se confusos sobre o que se encaixava em suas necessidades” – Macroambiente, social.
“O que efetivamente desejavam era aliar nutrição ao seu cotidiano, de forma prática, e com a manutenção do sabor.” – Macroambiente, social.
Diagnóstico:
“A Nestlé viu a necessidade de oferecer benefícios bem mais relevantes em sua categoria de biscoitos para que pudesse crescer.” – Microambiente, tecnológico.
“A empresa identificou os segmentos que mais se adequavam ao desenvolvimento dessa linha, elegendo os crackers (que se sobrepunham aos pães) e os secos doces (não recheados).” – Microambiente, instalações.
Plano:
“... a Nestlé traçou um plano de ações para a sua apresentação no mercado.” – Microambientes, instalações e clientes.
“...para pleitear e efetivamente obter o aval da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre seus produtos.” – Macroambiente, político/legal.
Execução:
“...o paradigma de que produtos saudáveis não eram saborosos...” – Macroambiente, social.
2:
Claramente, a Nestlé buscou se posicionar como uma empresa de biscoitos que se preocupa com a saúde de seus clientes. Seu objetivo era, assim, voltar os olhos do público para suas linhas recém-criadas de biscoitos saudáveis, com características incomuns ao mercado no qual se encontrava. Isso tudo porque ela notou que o mercado dos biscoitos estava perdendo público para outros ramos alimentícios que haviam embarcado nessa onda saudável.
O público consumidor de Nestlé queria