trabalho sobre pedagogia
Desde o início de nossa vida estamos sempre aprendendo, a cada nova experiência vamos nos moldando para viver em sociedade. Cada detalhe faz diferença nessa modelagem, e um detalhe que faz toda diferença é a vivencia escolar. E é sobre esse detalhe tão importante da minha vida e de tantas pessoas no mundo que tratarei a seguir.
O meu ingresso na escola foi tardio se comparado as crianças da cidade, o primeiro contato que tive com uma sala de aula foi aos seis anos de idade, pois no ano 2000 ainda não existia pré-escolas onde eu moro. Esse dia eu jamais esqueci, pois naquele momento aprendi a escrever a primeira letra do alfabeto, lembro-me de a professora pegar pacientemente em minha mão e me mostrar como fazer minha primeira letra “A”, fiquei maravilhada com o que aprendera a fazer e repeti várias vezes até me cansar.
A escola onde estudei de 1° a 4° série do ensino fundamental, tinha apenas uma professora que lecionava todas as disciplinas para as quatro turmas, que ficavam todas em uma mesma sala e também era responsável pela preparação da merenda, deste modo mesmo com muito empenho da professora, ela não tinha tempo para todos, assim alguns alunos com mais dificuldades de aprendizado passarão a adquirir carência de atenção, alguns até desistiram de estudar, para trabalhar na lavoura com seus pais.
Todos os anos havia a troca de professora, assim nesses quatro anos passamos por quatro professoras, dentre elas gostaria de destacar duas que me marcaram muito, tanto por suas personalidades como suas formas únicas de ensinar e educar.
1 .1 A professora do segundo ano.
Poderia traduzir a sua personalidade como: Doce e amável. Porém não conseguia ter muito controle sobre seus alunos, ela mostrava ter muita vontade de nos educar, porém