Trabalho sobre paulo
PAULO
E
Cartas paulinas
Professora: Cida
Aluno: Cirilo Ramos Júnior
20 de julho de 2010
PAULO
O primeiro nome e SHAUL ou SAULO (At 7,58), o que significa implorado, desejado. Naquele tempo, além do primeiro nome em hebraico, era costume ter um segundo nome, latinizado ou helenista. O segundo nome era PAULO (At 13,9) e é esse o nome que prefere e usa em todas as suas cartas.
Paulo deve ter nascido em torno do ano 5 a,C, na cidade de Tarso, na Cilicia da Ásia Menor (At.9,11; 21,29) , que ficava a uns 15 quilômetros do Mar mediterrâneo. Conforme historiadores era uma cidade enorme com aproximadamente 300 mil habitantes, possuía um porto muito ativo e de grande movimento. Era também um importante centro cultural.
É provável que sua família tenha origem na Galiléia e migrado para Tarso, antes do nascimento de Paulo. Naquele tempo a migração dos judeus da Palestina para as cidades costeiras do Mar Mediterrâneo era comum, desde o século V a.C e em todas havia comunidades judaicas bem organizadas, que juntos formavam a assim chamada diáspora e havia uma comunicação muito intensa entre essas comunidades da diáspora e a cidade de Jerusalém que era o centro cultural de todos os judeus..
Assim se entende porque Paulo, nascido em Tarso foi criado em Jerusalém (At. 22,3; 23,4-5) e como ele tinha uma irmã casada que morava em Jerusalém.
Paulo não era pobre, pelo contraria pertencia a elite da sociedade daquele tempo Tinha diante de si um grande futuro e a possibilidade de uma brilhante carreira, mas a entrada de Cristo modificou tudo isso (Fil. 3,7-8).
Paulo não era escritor, não escreveu nenhum livro, mas escreveu algumas cartas para as comunidades e companheiros de caminhada. As quais tratam de assuntos e problemas bem concretos da vida das comunidades e das pessoas.
Apesar de ser natural de uma cidade helenista na Ásia Menor,