trabalho sobre metedologia e serviço social
O trabalho pretende apresentar um estudo referente a identificação de problemas sociais e a compreensão do processo de reconceituação no serviço social.
Problemas e Soluções
Os principais problemas sociais identificados e selecionados para nossa discussão foram: o transporte público e a crise hídrica. Ambos não são novos, pois desde o início do crescimento da cidade de São Paulo, conforme Ayrton Camargo e Silva em seu artigo A morte do bonde, nenhuma discussão ou plano, vinculou o crescimento da cidade à necessidade de desenvolver uma rede viária baseada no transporte coletivo1. A cidade que cresceu desordenadamente instituindo-se como principal polo econômico do país, atraiu diversos economicamente interessados, principalmente no que diz respeito ao transporte público.
"O problema municipal mais urgente de São Paulo é o transporte coletivo."
Esta declaração não foi de um manifestante das ruas de São Paulo em junho de 2013. O urbanista americano Robert Moses, quem apontou o problema no seu relatório encomendado pela prefeitura local em 1950. Moses identificou o fator social de má distribuição dos polos trabalhistas, este fato gerava a situação de muitas pessoas, que trabalhavam no centro e ficavam em filas, muitas vezes por mais de uma hora, esperando ônibus ou se arriscavam em bondes para voltar para casa. O trânsito no centro já era descrito como grave problema. A partir de 1950 a indústria automobilística começa a crescer no Brasil e o carro passa a tomar o lugar do transporte público.
Apontamos como possíveis soluções: uma adequada distribuição dos recursos arrecadados com os impostos pelo governo; planejamento na infraestrutura de corredores de ônibus; revisão nas tarifas integradas; maior investimento em transportes sobre trilhos.
Destacamos a crise hídrica, por entendermos a questão da água ser um problema social e o Estado precisa agir em busca de resolução de problemas na medida em que as comunidades atingem determinados tamanhos. Apesar