Principios de economia
Definição
A Economia é uma ciência social que se dedica ao estudo da realidade social numa perspectiva económica. A Economia dedica-se em especial ao estudo da actividade económica e das relações entre os diversos agentes económicos.
Por Actividade Económica entende-se o esforço desenvolvido pelos indivíduos com o objectivo de satisfazer as necessidades.
A Actividade Economica divide-se em quatro funções fundamentais.
Actividade Economica
Produção Distribuição Repartição dos Utilização dos
rendimentos rendimentos
Consumo Acumulação
Investimentos
A Economia tem como objectivo obter respostas para o Problema Económico, que advém da existência de recursos escassos para satisfazer uma infinidade de necessidades.
Necessidade é um estado de carência acompanhado pelo desejo de o ver desaparecer ou atenuar e do conhecimento dos meios que o permitam.
Recursos designa todos os bens utilizados na produção de outros bens podendo, por isso, ser considerado como um termo equivalente a Factor de Produção.
O Problema Económico
Conceito que propõe a existência de Recursos escassos para satisfazer as Necessidades infinitas. Este é o Problema Económico base, que obriga à escolha e à gestão eficaz dos Recursos disponíveis de forma a obter o máximo de beneficio, ou seja, satisfazer o melhor possível as necessidades existentes.
Metedologia
No campo das ciências sociais a validade das conclusões é limitada, representando apenas tendências comportamentais
Método Dedutivo Parte de pressupostos gerais a respeito de um determinado objecto de estudo para atingir o conhecimento de um facto isolado, do detalhe. Parte do geral para o particular.
Método Indutivo Parte da observação direta do detalhe para, através de seu conhecimento, estabelecer os princípios gerais que regem a matéria em estudo. Parte do particular para o geral.
Economia Positiva Descreve a economia como ela é,