trabalho sobre mesotelioma pleural
MESOTELIOMA PLEURAL
Mesotelioma Pleural
É um tipo de câncer que ocorre nas camadas mesoteliais da pleura, pericárdio, peritônio e da túnica vaginal do testículo. É mais comum em homens que em mulheres. Seu reconhecimento clínico deu-se a partir da década de 1950, sendo mais comuns na pleura.
Pleura - Membrana serosa que forra o tórax e envolve os pulmões.
Pericárdio - é uma formação sacular que envolve o coração, compreendida por uma estrutura externa.
Peritôneo - é uma membrana serosa, a maior do corpo, transparente e que recobre tanto a parede abdominal quanto as vísceras.
Quase sempre é causado devido a exposição a asbesto (material é constituído por feixes de fibras, com tendência a formar pó) Nesta doença, células malignas se desenvolvem no mesotélio, um revestimento protetor que cobre a maioria dos órgãos internos do corpo. O seu local de acometimento mais comum é a pleura (o revestimento externo dos pulmões e da parede torácica interna), mas também pode ocorrer no peritôneo (revestimento da cavidade abdominal), no coração, no pericárdio (um saco que envolve o coração). A maioria das pessoas que desenvolvem mesotelioma trabalharam em empregos nos quais foram expostas e inalaram partículas de asbesto, ou elas foram expostas a poeira de asbesto e fibras de outras maneiras. O ato de lavar as roupas de um membro da família que trabalhou com asbestos também pode colocar uma pessoa em risco de desenvolver mesotelioma.
Corpo de asbesto fagocitado por macrófago em pulmão, típico formato de contas com extremidades em botão.
O mesotelioma maligno é uma lesão espessa de consistência amolecida e gelatinosa com coloração rósea-acinzentada. Geralmente difusa, quando pleural, envolve e invade as estruturas torácicas. Frequentemente está associado a derrame pleural.
Mesotelioma maligno, tecido espesso e esbranquiçado envolvendo pulmão.
Mesotelioma maligno.