Trabalho sobre membro inferior
O quadril é formado pela união de três ossos primários (ílio, ísquio e púbis), os ossos do quadril unem-se ao sacro posteriormente, e um ao outro anteriormente (na sínfise púbica) para formar o cíngulo do membro inferior.
a. Face endopélvica: função e acidentes ósseos
Sua função é sustentar o peso das vísceras estomacais e proteger órgãos (estrutura pélvica).
Acidentes: São encontradas a linha arqueada, que vai do ângulo póstero-superior ao ângulo ântero-inferior, separando o abdômen (acima) da cavidade pélvica (abaixo); a fossa ilíaca, que é uma superfície côncava localizada acima da linha arqueada; a tuberosidade ilíaca, que é uma superfície rugosa da qual saem ligamentos que interligam o sacro ao osso do quadril; e a face auricular, que é uma articulação com o sacro, tendo formato de pavilhão de orelha.
Articulações: sacro-ilíaco e sínfise púbica. b. Face exopélvica: função, acidentes ósseos e articulações
Sua função é realizar a articulação do fêmur e a locomoção do corpo.
Temos como acidentes ósseos a fossa do acetábulo; o forame obturador, localizado abaixo do acetábulo e obstruído pela membrana obturadora e a face glútea, localizada acima do acetábulo.
Articulações: diartrose poliaxial tipo esferoide (fêmur com quadril).
2. Qual a função dos arcos dos pés?
Os arcos distribuem o peso sobre o pé, agindo não apenas na absorção de choque, mas também como trampolins para impulsioná-los durante a marcha, a corrida e o salto. Os arcos resilientes aumentam a capacidade do pé de se adaptar a alterações no contorno da superfície.
3. Cite as articulações (nome e tipo da articulação) presentes no membro inferior.
- Articulação do quadril: é a articulação mais forte e mais estável. A estabilidade vem da força mecânica de sua arquitetura em esfera e cavidade (profunda), que permite extenso contato da superfície articular; da sua forte capsula articular e dos muitos músculos adjacentes. Os