Trabalho sobre libras
No que diz respeito à abordagem sócio-interacionista, a linguagem é percebida como interação e intervenção do indivíduo em seu meio social.
Verificamos, portanto, que a língua materna do surdo é a LIBRAS, uma vez que é esta a língua que ele adquire espontaneamente e que ele pode dominar plenamente, pois utiliza o meio espaço-visual, que é o normalmente desenvolvido pelo indivíduo surdo, e a Língua Portuguesa é sua segunda língua, já que ela não é natural para este indivíduo e sua apropriação é comprometida.
2) Justifique porque o letramento é fundamental na aquisição da Língua Portuguesa para o surdo.
A aquisição de uma segunda língua, não só para o surdo, é extremamente complexa, pois envolve diferentes aspectos, inclusive o emocional. É necessário que o aluno esteja pré-disposto a aprender e, para isso, não pode considerar sua língua materna como inferior. Tornar-se letrado em outra língua vai além de gravar suas regras e principais vocábulos; é preciso compartilhar e conhecer a cultura e o espaço onde essa língua circula, para se apropriar dela plenamente. O letramento muda a forma do indivíduo lidar com o mundo, transforma sua realidade, e, esperamos, que seja sempre para um nível de vida melhor.O letramento do surdo tanto na sua língua, a LIBRAS, e principalmente no Português, a língua com a qual ele se comunica com a sociedade, não pode subestimá-lo; ele tem o direito de ser visto com um indivíduo diferente, e não menor; deve ter seus direitos , deveres e sua cultura respeitada.
3) Responda ao titulo do texto:devemos alfabetizar o individuo Surdo: primeiro em LIBRAS ou em Português?
É preciso alfabetizar e letrar o surdo em LIBRAS, para que ele adquira habilidade na escrita do Português e vá além de sua mera decodificação. A LIBRAS simbolizam a língua escrita, tornando-a objeto de interação espontânea e entendimento, que são os requisitos para capacitar uma pessoa como