Durkheim fato social, suícidio
ATIVIDADE REFERNTE À AULA DO DIA 16 de outubro de 2012
QUESTÕES (1,0)
1 – Justifique a seguinte afirmação de Durkheim em As regras do método sociológico:
“O sentimento é objeto da ciência, não é critério de verdade cientifica” (1998, p.31)
Resposta: “é preciso afastar sistematicamente todas as prenoções. (DURKHEIM, 2007, p. 32). O conceito não deve tomar o lugar das coisas. É natural do ser humano o sentimento, o sentir e definir, determinar ações a partir de sensações que muitas vezes levam a atitudes impensadas. Portanto, não deve ser base para investigações sociológicas por atrapalharem a apreensão da realidade. Não pode ser critério de averiguação, contudo, estará sempre presente com o pesquisador, pois é produto da natureza humana. O pesquisador terá de ser frio e analisar o fato preocupado em não se envolver emocionalmente e por risco ao resultado final de sua pesquisa.
“(…) que preferem as sínteses imediatas e confusas da sensação às análises pacientes e luminosas da razão. O sentimento é objeto de ciência, não é critério de verdade científica. De resto, não existe ciência que, em seus primórdios, não tenha encontrado resistências análogas.” (DURKHEIM, 2007, p.35)
2 – O que são fatos sociais e quais suas características para Durkheim?
Resposta: Os fatos sociais são o objeto de estudo da sociologia, devendo ser estudado como “coisas”; conseqüência da vida em sociedade.
São ações coletivas cotidianas, que mesmo sem percebermos, nos são impostas. Práticas simples como: escolher a roupa que vestir a questões como criminalidade, são fatos sociais. Durkheim define fato social normal e patológico, respectivamente, como: “aqueles que são como deveriam ser, e os que deveriam ser diferentes do que são” (DURKHEIM, 2007, p.49).
Caracterizam-se por serem exteriores ao indivíduo; exercerem indução, ou seja, compele ao enquadramento das normas estabelecidas, sujeito a sanções ou não, caso as contrarie, e é