Trabalho sobre Kato-Katz
Curso de Técnico em Análises Clínicas
Maria Sirley Alves Costa
Kato Katz
Taiobeiras-MG
Dezembro/2013
Maria Sirley Alves Costa
Kato Katz
Taiobeiras-MG
Dezembro/2013
RESUMO
O método Kato Katz, é utilizado para detectar no parasitológico de fezes a presença de ovos de helmintos. Essa técnica tem como principal característica, a visualização dos ovos do Schistosoma mansoni que causa a doença conhecida como esquistossomose (Xistose).
Palavras- Chaves: técnica, Kato Katz, Schistosoma mansoni, exame.
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
O Kato Katz trata-se de uma técnica quantitativa e qualitativa para a avaliação da presença de parasitas em amostras de fezes.
Quantitativa por se tratar de quantidade de ovos que podem ser detectados em cada grama da amostra, qualitativo pela a obtenção precisa de dados.
Para uma boa análise recomendam-se alguns procedimentos necessários para a qualidade do exame.
Antes de coletar as fezes, se necessário, urinar no vaso sanitário para evitar a contaminação do material; Evitar o uso de antiácidos, laxantes e de contraste oral (utilizados em exames radiológicos) no mínimo 3 dias antes da coleta das fezes ou conforme orientação medica; Defecar em vasilhame limpo e seco; Retirar frações de fezes em diferentes parte do bolo fecal; Colocar o material em frasco fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia, sem líquidos conservante, de modo que complete pelo menos meio frasco; Sempre que houver muco (catarro), pus ou sangue, colher esta porção para que seja analisada, informando a presença dessas substancia ao entregar o material.
Caso seja visualizado algum parasita, coletá-lo informando o achado ao atendente no momento da entrega