Parasitologia
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVO 5
3. DESENVOLVIMENTO 6 3. 1 Exame Parasitológico de Fezes 6 3.2 Alguns Parasitas de Importância Médica: 6 3.3 Diagnóstico 10
4. CONCLUSÃO......................................................................................................................13
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
INTRODUÇÃO
O exame parasitológico de fezes (EPF) tem como objetivo diagnosticar os parasitos intestinais, por meio da pesquisa das diferentes formas parasitárias que são eliminadas nas fezes.
2. OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo nos informar sobre o exame parasitológico de fezes, promover a prestação de atenção segura, efetiva e esclarecida aos pacientes submetidos a exames e procedimentos diagnósticos.
DESENVOLVIMENTO
3. 1 Exame Parasitológico de Fezes
No exame parasitológico são pesquisadas formas diversas de diversos parasitas que causam doenças em humanos. Alguns parasitas observados no exame não causam doenças, porém devem ser relatados, pois refletem o contato do paciente com alimentos, água e outros contaminados e indicam uma maior possibilidade de infecção futura por outras parasitas.
Os indivíduos acometidos, por vezes, não sofrem de distúrbios importantes ou têm agravamento de situações mórbidas associadas; no entanto, em certas oportunidades tais afecções causadas por protozoários ou helmintos são, por si sós, responsáveis por expressivas anormalidades dignas de adequadas medidas terapêuticas e instigadoras de corretas atitudes profiláticas. Para o diagnóstico dessas infecções parasitárias o exame das fezes é fundamental.
A coleta de fezes para exame parasitológico não possui muitas recomendações. A mais