Transtorno esquizofrênico
O Transtorno Esquizofrênico, conhecido também como esquizofrenia é uma psicose grave, onde a pertubação principal se reflete na modificação do juízo e dos processos de pensamento, onde gera uma desorganização da personalidade de caráter grave com manifestação de sintomas psicóticos.
A maioria dos casos surge primordialmente durante a adolescência, início da idade adulta, sendo que em um único dia o esquizofrênico pode ser comportar de maneiras diferenciadas.
Seus principais sintomas são bem variados: processamento perceptivo deficiente, onde o enfermo pode não parecer o mundo ou a si mesmo com exatidão em que muitas vezes há deficit de concentração e atenção; pensamento desorganizado, onde o enfermo muda de idéia rapidamente e tem grandes dificuldades em associar pensamentos e resolver problemas de maneira lógica; distorções emocionais, os esquizofrênicos apresentam problemas emocionais, em alguns casos são incapazes de sentir prazer e muitas vezes possuem casos de depressão; ilusões e alucinações – Uma ilusão muito evidente é a transmissão de pensamento, o qual o paciente acredita que seus pensamentos estão sendo divulgados a todos ao seu redor. Alucinações auditivas são as mais comuns; fuga da realidade – Os esquizofrênicos geralmente estão fora e indiferente de nossa realidade, preocupados com fantasias interiores e experiências particulares; comportamento bizarro e perturbações da linguagem, o paciente possui um comportamento inesperado e estranho, o qual inclui movimentos pausados, bruscos e lentos. A linguagem pode ser tão perturbada como o pensamento. Alguns pacientes chegam a ficar mudos ou quase não conversam; noção do self perturbada, o esquizofrênico se sente perplexo com a própria identidade e geralmente impulsionado por forças externas; inadequação da volição (controle), em que há incapacidade de dominar o interesse ou impulso para manter um curso de ação, seja um emprego, processo ou