esquizofrenia
“Para tornar a realizada suportável, todos temos de cultivar intimamente algumas pequenas loucuras.” - Marcel Proust
Fontes:
Infomedica wiki - http://pt-br.infomedica.wikia.com/wiki/Esquizofrenia howstuffworks - http://saude.hsw.uol.com.br/esquizofrenia.htm
_____________________________________________________________________________________
Introdução:
A história sugere que a esquizofrenia atinge a humanidade há milênios, relegando doentes ao isolamento social. Apesar de vastas e profundas pesquisas, o transtorno - caracterizado por comportamento anormal e isolamento emocional - continua sendo um grande mistério.
A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica que acomete aproximadamente 24 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde.
Seus sintomas são variados e sua origem envolve diversos fatores. É uma doença foco de muita curiosidade e preconceito e esse trabalho procura esclarecer alguns pontos a respeito disso.
Embora esteja presente em toda a história da humanidade, o transtorno não havia sido classificado de modo preciso até o fim do século 19. No início do século 20, o psiquiatra alemão Eugen Bleuler criou o nome "esquizofrenia" a partir das palavras gregas "divisão" e "mente" para descrever a doença. Ele escolheu esse termo baseado na idéia de dupla personalidade, um equívoco comum, principalmente em função de os esquizofrênicos apresentarem uma desconexão com a realidade. Bleuler também se referia à doença usando o termo no plural, considerando que o quadro poderia se apresentar de maneiras diferentes.
Normalmente, é difícil distinguir a esquizofrenia de quadros como depressão ou transtorno bipolar, razão pela qual é essencial ir ao médico para descartar essas possibilidades. Saber que o transtorno pode surgir no futuro pode ser assustador para as pessoas que temem desenvolver a
doença. Então como você pode saber se está com esquizofrenia? Saber os sintomas específicos
vai