Educação Ambiental
FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS – FIFE
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RECICLAGEM
SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLÊSCENTE II
LAIRA PANSANI
LEILA SARTORE
RAFAEL MACHADO
PALOMA CUNHA
FERNANDÓPOLIS
2014
LAIRA PANSANI
LEILA SARTORE
RAFAEL MACHADO
PALOMA CUNHA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RECICLAGEM
SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE II
Trabalho apresentado à disciplina Saúde da criança e do adolescente ministrado pela professora Tatiana Zaparolli, para obtenção parcial de nota.
FERNANDÓPOLIS
2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO
Em nosso cotidiano são claras as mudanças que vem ocorrendo com o meio ambiente, e com o seu ecossistema Vivemos em uma cultura de risco, com efeitos que muitas vezes podem escapar da nossa capacidade de percepção direta. Esses efeitos podem nos atingir direta ou indiretamente, pois não ele pode atingir desde aqueles que o produz até espécies e outras gerações.
Na medida em que nós, seres humanos nos distanciamos da natureza, passamos a encará-la não mais como um lugar equilibrado, mas sim em um lugar onde podemos transformar seus recursos em bens consumíveis.
A educação ambiental surgiu como uma nova forma de encarar o papel do ser humano no mundo, pois através dela podemos buscar as novas soluções, novos modelos de relacionamento harmônicos com a natureza. Através de uma visão holística, o ser humano pode adotar posturas de integração e participação, onde cada indivíduo é estimulado a exercitar sua capacidade de cidadania.
A reciclagem é um exemplo de educação ambiental, pois, com o reaproveitamento de matérias podemos obter novos produtos, deixando-o de descarta-lo diretamente no meio ambiente e contribuindo para evitar mais poluições.
É importante trabalhar esse tema com a população, inclusive dentro das escolas pois é onde irá contribuir para a formação de cidadãos conscientes, para