Esquizofrenia e suas Implicações
MICHELLI CIUPkaAlunas do 3° Período de psicologia
RESENHA
TEXTO: NEUROPSICOLOGIA DAS PSICOSES
Autores:
Luiz Fernando Longuim PegoraroAlex de Toledo Ceará
Daniel Fuentes
INTRODUÇAO
A esquizofrenia é uma doença mental, que ocupa a maior parte das internações em hospitais psiquiátricos no Brasil. Foi considerado o principal transtorno psicótico e o mais importante na psiquiatria.
O portador de esquizofrenia apresenta delírios, alucinações, isolamento social, ansiedade, crises psicóticas, tristeza e baixa estima. Com esses sintomas e limitações o esquizofrênico enfrenta várias dificuldades em seu relacionamento com a família e a sociedade. Estudos realizados através de exames de Neuroimagem como Ressonância Magnética Nuclear e Tomografia Computadorizada, têm a finalidade de investigar o que há de anormal e as alterações nas estruturas cerebrais causadas pela doença. Embora o uso demedicamentos seja indispensável no tratamento, à reinserção social do paciente é um dos métodos que traz bons resultados, fazendo com queesse paciente desenvolvaatividades diárias, produtivas, dentro de suas possibilidades e obtenha melhorias em sua atenção, concentração e memória.
OBJETIVO
O objetivo do trabalho é mostrar que mesmo com déficits cognitivos, prejuízos na atenção, na memória de curto prazo, o esquizofrênico em meio as suas dificuldades e limitações, pode, com esforço e ajuda conquistar seu espaço na sociedade e no mercado de trabalho, através da reinserção social, o que pode trazer melhorias e progressos dentro de sua patologia.
NEUROPSICOLOGIA DAS PSICOSES
O texto inicia com um breve histórico a respeito do surgimento da esquizofrenia, que segundo o autor é o transtorno psicótico mais importante na psiquiatria. Justamente por ser um tema interessante atraiu diversos psiquiatras e neurologistas. Podemos citar alguns nomes importantes como BenédictMorel, Emil Kraepelin, EugenBleuler, Karl Jaspers e Kurt Schneider, cada um com