Tempo de Reação
O tempo de reação ou reflexo de um indivíduo tem início com uma mensagem enviada ao cérebro e termina quando o corpo executa uma resposta ou reação física. Por exemplo, quando o motorista avista um obstáculo (a mensagem), isso é registrado no cérebro e resulta numa reação ao perigo: numa freada, desvio do obstáculo ou outra manobra apropriada. Para que o cérebro receba a mensagem e diga ao corpo para executar uma ação leva tempo, o tempo de reação.
Em condições de estresse o tempo de reação de um indivíduo pode aumentar muito, pois os reflexos ficam bem mais lentos até mesmo a acuidade visual pode diminuir. Mais de 90% de nossas reações são controladas pelos olhos. Contudo ela tem as suas limitações e necessita de proteção e de cuidados. A boa visão depende: da intensidade de luz adequada ao tipo de trabalho do tamanho visível do objeto focalizado da cor e contraste do objeto e o fundo da estabilidade do objeto focalizado e da claridade e nitidez do objeto.
Fatores Fisiológicos
Nosso corpo tem certas características e limitações de ordem fisiológica. Algumas delas são: tono muscular e força; eficiência metabólica (quanto de alimento é usado para fazê-lo funcionar); sua resistência a certas doenças; e as horas de sono e de descanso que são exigidos pelo seu corpo.
Limitações fisiológicas como essas são comparáveis ao desempenho de uma máquina: quanto de combustível ela consome; a temperatura de operação; as ligações do sistema elétrico; etc. Estas limitações variam muito entre as diferentes pessoas e podem variar, na mesma pessoa, de dia para dia.
Os limites fisiológicos são afetados por:fadiga, drogas, álcool e fumo, produtos químicos (agrotóxicos),doenças e condições ambientais como:
temperatura, umidade, vibração, ruído, poeira, muitas horas de trabalho ou estudos, etc.
Poderíamos ainda nessa prática abordar a condição psicológica do indivíduo, mas como não usaremos este argumento, vamos