Tempo Reacao
Instituto de Ciências Exatas Departamento de Física e Química
Física Geral 1 – FIS-101
Determinação do tempo de reação
Relatório
Equipe
Número
Nome
Assinatura
13216
Francis M. Azevedo Soares
P611
13221
Helder Sousa
13231
Lucas Ramalho Lima
Sumário
A experiência realizada no laboratório de física pretende estimar o tempo de reação do cérebro humano a um estímulo. Fazendo o uso de uma aparelhagem simples, são executadas várias medidas indiretas do tempo de reação de um integrante “cobaia”. Após vários cálculos, obtêm-se os resultados muito interessantes e satisfatórios para a equipe.
Objetivos
Estimar o tempo que o cérebro humano leva para responder a um estímulo, ou seja, o tempo de reação;
Aperfeiçoar a capacidade de efetuar medidas indiretas a fim de obter um melhoramento progressivo a cada experimento realizado;
Utilizar os conceitos estudados em teoria, como por exemplo, algarismos significativos, incertezas, erros e desvios.
Introdução
A experiência prática realizada em laboratório tem por objetivo determinar o tempo de reação do ser humano. Tempo de reação é o tempo necessário para que, após ser estimulado, o cérebro responda e reaja ao estimulo externo, ou seja, o tempo de reação tem início com uma mensagem enviada ao cérebro e termina quando corpo executa uma resposta ou reação física. Isso é muito importante em atividades que exigem respostas praticamente instantâneas, ou seja, com um intervalo de tempo desprezível em relação ao estímulo e a reação propriamente dita. O experimento consiste em, através de 40 medições, obter o valor mais próximo do tempo de reação da “cobaia” (um integrante do grupo designado a efetuar as medidas).
Material utilizado
Para a realização desse experimento foram utilizados os seguintes materiais:
Uma régua de plástico tipo comercial de 30