Exercicios de parasitologia
EXERCICIOS.
MÉTODOS PARA DETECÇÃO DE PARASITAS NAS FEZES
a) Hoffmann - baseado na sedimentação espontânea das fezes após duas horas. É um método específico para pesquisa de Schistosoma mansoni, porém por mostrar-se altamente eficiente também nas pesquisas de protozoários, este método é amplamente utilizado para a pesquisa dos demais parasitas.
b) Baermann & Moraes - Método baseado no Hidrotermotropismo das larvas de Strogilóides stercoralis. c) Direto :O método direto é específico para a pesquisa de trofozoítos nas fezes (forma adulta dos protozoários).
d) Kato e Stoll - Métodos para contagem de ovos de Helmintos.
e) Willis (flutuação em salina saturada)
f) MIF sedimentação
g) Teste da fita adesiva (pesquisa de Oxiúrus)
FLUTUAÇÃO SIMPLES - WILLIS ( flutuação em salina saturada)
Essa técnica se baseia na propriedade que alguns ovos de helmintos apresentam de flutuarem na superfície de uma solução de densidade elevada e de aderirem ao vidro. Este procedimento é específico para a pesquisa de ovos de Ancilostomídeos.
1. A solução saturada de cloreto de sódio é feita adicionando aproximadamente 40g de NaCl a
100mL de água sob aquecimento até o ponto em que o sal não se dissolva mais na água. A densidade desta solução deve ser de aproximadamente 1,20g/mL.
2. Colocar uma quantidade de fezes (aproximadamente 2 g) coletadas de várias partes do bolo fecal em uma pequena cuba contendo uma parte de solução saturada de cloreto de sódio, dissolver as fezes nesta solução e acrescentar água até a borda.
3. Colocar sob a borda da cuba uma lâmina de vidro quase tocando a solução saturada e deixar de 30 a 45 minutos . Após este tempo, inverter a lâmina rapidamente e observar ao microscópio. COLETA PARA PESQUISA DE ENTEROBIUS VERMICULARIS
(TÉCNICA DA FITA ADESIVA OU SWAB PERIANAL NOTURNO)
Material necessário
1. Fita de celofane adesiva e transparente (tipo Durex)
2. Toluol (tolueno), Xilol (xileno) ou Iodo-xilol
3. Lâmina