Biomedicina
PROCEDIMENTO DO TESTE: MÉTODO MODIFICADO DE KATO-KATZ (KATO,1960; KATZ, CHAVES E PELLEGRINO, 1972)
1. Segregar a quantidade de lamínulas necessária para os testes e colocar em uma placa de Petri. Colocar a solução diafanizadora na placa de Petri de forma a deixar as lamínulas embebidas na solução. Repousar o preparo por 24 horas. Ao utilizar as lamínulas, retirar o excesso da solução.
2. Retirar uma amostra de fezes, com auxílio da espátula e colocar sobre um papel absorvente.
3. Depositar sobre as fezes a tela, comprimindo-as com o auxílio da espátula, o que fará com que parte das fezes passe através das malhas.
4. Usar o outro lado da espátula para recolher as fezes que passarem pela malha, e depositar no orifício da placa perfurada, que já deverá estar sobre uma lâmina de vidro.
5. Comprimir as fezes no orifício da placa perfurada, até que este se preencha.
6. Passar a lateral da espátula, sobre a placa perfurada para retirar o excesso de fezes. Descartar a espátula e a tela.
7. Levantar, inclinando inicialmente uma das extremidades da placa perfurada e retirá-la de modo a ficar sobre a lâmina de vidro um cilindro de material fecal. Descartar a placa perfurada.
8. Retirar uma lamínula do preparo e colocar sobre o cilindro de fezes.
9. Após a colocação da lamínula sobre o cilindro de fezes, inverter a preparação sobre a superfície lisa e fazer pressão com o polegar sobre a lâmina de vidro na região onde se encontra o cilindro de fezes, de modo que o material se espalhe uniformemente entre a lâmina de vidro e a lamínula.
Evitar que as fezes extravasem.
10. Deixar a preparação em repouso por 60 minutos.
11. Levar a preparação ao microscópio para observação e contagem dos ovos dos helmintos.
Schistosoma mansoni, Trichuris trichiura, Schistosoma japonicum
Ascaris lumbricoides Ancilostomídeos Enterobius vermiculares
Leitura e Interpretação
Para a leitura e interpretação dos resultados, utilizar o microscópio