Trabalho sobre indicadores
Indicadores são medidas usadas para:
– ajudar a descrever a situação atual de um determinado fenômeno ou problema.
– fazer comparações.
– verificar mudanças ou tendências e avaliar a execução das ações planejadas durante um período de tempo, em termos de qualidade e quantidade das ações executadas.
– Segundo Takashima (1996), os indicadores são essenciais ao planejamento e ao controle de processos nas organizações.
– Eles possibilitam o estabelecimento de metas quantificadas e ajudam a controlar os resultados.
– A análise feita por meio dos indicadores é uma ferramenta para a tomada de decisão e o replanejamento.
PARA QUE SERVE O INDICADOR ABSENTEÍSMO
Uma das grandes preocupações dos dirigentes corporativos é como evitar que os profissionais faltem, já que o absenteísmo (ausência no ambiente de trabalho) prejudica não apenas a um único colaborador, mas também pode ter efeitos significativos sobre o desempenho de uma equipe. Vale ressaltar que cada empresa pode utilizar uma "fórmula" para calcular o percentual de absenteísmo, de acordo com sua realidade. Mas, o que pode ser feito para reduzir os índices de absenteísmo? Abaixo listo algumas ações que podem auxiliar as organizações a diminuírem os percentuais de falta dos colaboradores.
Não são poucos os casos de afastamentos por licenças médicas em decorrência de doenças provocadas pelo esforço repetitivo. Tendinites, bursites são apenas alguns dos problemas que podem acometer qualquer trabalhador. Empresas conscientes desse problema estimulam seus funcionários a praticarem exercícios laborais que a princípio podem ser conduzidos por educadores especializados. Depois que os profissionais abraçam a ideia, sem dúvida alguma a melhoria da qualidade de vida no trabalho será valorizada. A presença de gestores despreparados ou, então, de pessoas que chegam ao extremo de usar a autoridade para humilhar os liderados, é um dos fatores que levam profissionais a se ausentarem do