Indicadores Ambientais
Simone Wiens
1
2
Christian Luiz da Silva
RESUMO
O artigo faz uma reflexão sobre a teoria relativa a qualidade ambiental, fazendo uma comparação entre 6 teses e/ou dissertações que tratam especificamente de indicadores de qualidade ambiental. Estas teses e/ou dissertações são de diferentes centros ou instituições de pesquisas. Cada uma delas aborda o tema e os indicadores de forma diferente. Todos os trabalhos contribuíram, de alguma forma, para o desenvolvimento de indicadores e/ou índices.
Alguns autores utilizaram algum conceito de Desenvolvimento Sustentável, outros apenas citaram a importância dele, sem defini-lo.Vários autores utilizam-se do método de PressãoEstado-Resposta para definir os indicadores/índices. Mas não se percebe muito a inter-relação entre os indicadores na formação de índices. Neste aspecto ressalta-se a importância de ter nos indicadores a expressão do conceito que o sustenta.
Palavras-chave: qualidade ambiental; indicadores; desenvolvimento sustentável.
1
2
UniFAE - Centro Universitário. E-mail: swiens25@yahoo.com.br
UniFAE - Centro Universitário. E-mail: christians@fae.edu
2
1 INTRODUÇÃO
As discussões sobre a necessidade de observar o processo do desenvolvimento sustentável, utilizando métodos de mensurações para tal, vem sendo tratadas há algumas décadas. Mas as mensurações têm sido feitas e tratadas de modo individuais, sem se preocupar com a inter-relação entre elas. Além disso, muitas vezes algumas dimensões têm sido privilegiadas em relação às outras.
Para Sachs (1997) o conceito apresenta cinco dimensões: social, econômica, ecológica, geográfica e cultural. Portanto, além de um processo dinâmico, o conceito também envolve várias dimensões. E, para facilitar a compreensão desta sustentabilidade, há a necessidade de desenvolver ferramentas que procurem mensurar a sustentabilidade.
Dahl (1997) afirma que o maior desafio dos