A formação da língua portuguesa no brasil
1 INTRODUÇÃO 1
2 DESENVOLVIMENTO 2
3 CONCLUSÃO 4
REFERÊNCIAS 5 1 INTRODUÇÃO
A formação da língua portuguesa aqui no Brasil, se deu devido a grande expansão marítima feita pelos portugueses na busca por novas terras.
Pôr volta de 1500, a língua portuguesa chega ao Brasil, trazida por Pedro alvares Cabral. Nesse período a língua corresponde ao português arcaico que segundo Ilari e Basso (2006), caracterizado de uma forma sucinta “fica a meio caminho entre o latim vulgar e o português atual”.
Sendo originaria do latim vulgar: língua falada pela classe inferior de Roma. O português faz parte das línguas neolatina.
No primeiro momento da historia do país, com a chegada dos portugueses e o contato com as línguas dos índios nativos, a qual foram se sobrepondo, o português foi se modificando em partes. Mas, foi na época da colonização que a língua portuguesa se misturou a outras línguas, como a dos escravos vindos da África e mais tarde com as línguas dos imigrantes europeus. Assumindo assim, características próprias: diferenciando-se do português de Portugal e tornando-se língua oficial do brasil.
O português que temos hoje é resultante da mistura de línguas culturas e raças. É uma língua de vários dialetos de muitos empréstimos e de muitas heranças.
2 DESENVOLVIMENTO
Para se chegar ao dialeto brasileiro a língua portuguesa passou por todo um processo de modificação ao longo dos séculos.
O português faz parte das línguas românicas neolatinas e é originaria do latim; língua falada no Lácio da Itália (antiga Roma).
O latim se dividiu em duas modalidades: o latim clássico falado pelas elites romanas e o latim vulgar falado pela classe inferior de Roma. Portanto, o vulgar foi uma língua de maior extensão por ser aprendida informalmente. Assim, com as conquistas militares e o forte domínio cultual e politico de Roma no século III a. c., o latim se espalhou pela península ibérica e foi implantado como língua falada por todos os povos