RESUMO trabalho de seu Marcos
Este documento questiona a necessidade do desenvolvimento dos indicadores de sustentabilidade, e de como usar esta ferramenta indispensável para uma gestão municipal. Um “indicador de desenvolvimento sustentável” é um parâmetro que serve para o monitoramento da sustentabilidade onde o modelo de desenvolvimento for adotado.
Alguns autores utilizaram conceitos de Desenvolvimento Sustentável, outros apenas citaram a importância dele, sem defini-lo. Vários pesquisadores utilizam-se do método de Pressão Estado-Resposta para definir os indicadores/índices. Mas não se percebe muito a inter-relação entre os indicadores na formação de índices. Neste aspecto ressalta-se a importância de ter nos indicadores a expressão do conceito que o sustenta.
Palavras-chave: qualidade ambiental; indicadores; desenvolvimento sustentável.
INTRODUÇÃO
O debate sobre a necessidade de analisar o processo do desenvolvimento sustentável, utilizando métodos de medidas para tal, vem sendo tratadas há algumas décadas. Mas essas medidas têm sido feitas e tratadas de modo individual, sem se preocupar com a inter-relação entre elas. Além disso, muitas vezes algumas dimensões têm tido privilégios em relação às outras.
Para Sachs (1997) o conceito apresenta cinco dimensões: social, econômica, ecológica, geográfica e cultural. Portanto, além de um processo dinâmico, o conceito também envolve várias dimensões. E, para facilitar a compreensão desta sustentabilidade, há a necessidade de desenvolver ferramentas que procurem mensurar a sustentabilidade.
Dahl (1997) afirma que o maior desafio dos indicadores