trabalho sobre funcao pancreatica
ANATOMIA DO PÂNCREAS
O pâncreas é um órgão relativamente pequeno que pesa no adulto cerca de 100 gramas, mede cerca de 15 cm e situa-se principalmente posterior ao estômago. Estende-se transversalmente na parede posterior do abdome, com o duodeno à direita e com o baço à esquerda. O pâncreas é retroperitoneal, exceto por uma pequena área de sua cauda, e consiste de cabeça, processo uncinado, colo, corpo e cauda. A cabeça do pâncreas repousa na concavidade do duodeno, em forma de um “C”. O processo uncinado projeta-se a partir da parte inferior da cabeça e passa posteriormente aos vasos mesentéricos superiores. O colo do pâncreas é anterior aos vasos mesentéricos superior e posterior à cabeça do pâncreas as veias mesentérica superior e esplênica se unem para formar a veia porta do fígado. A cauda do pâncreas termina ao passar entre as camadas do ligamento esplenorrenal. O ducto pancreático inicia-se na cauda do pâncreas, passa à direita através do corpo e após penetrar a cabeça do pâncreas curva-se inferiormente. Na parte inferior da cabeça do pâncreas, o ducto pancreático une-se ao ducto biliar, e a união dessas estruturas forma a ampola hepatopancreática (ampola de Vater). O ducto pancreático acessório desemboca no duodeno, logo acima da papila duodenal maior, na papila duodenal menor. Os ductos pancreáticos principal e acessório normalmente comunicam-se entre si. A existência desses dois denota uma origem embriológica do pâncreas a partir dos processos dorsal e ventral.
FISIOLOGIA DO PÂNCREAS
O pâncreas é classificado como uma glândula anfícrina, por possuir uma porção endrócrina e outra exócrina, que faz parte do sistema digestório humano.
PÂNCREAS EXÓCRINO O pâncreas exócrino, que forma a maior parte da glândula, secreta um líquido alcalino rico em enzimas dentro do duodeno através do ducto pancreático. O pH elevado das secreções pancreáticas é resultante das altas concentrações de íons