Glândulas do Sistema Endócrino
Farmácia/2013-2
Anatomia Humana Básica
Dezembro/2013
1. Resumo
O sistema endócrino engloba as glândulas endócrinas que são formadas de tecidos epiteliais de secreção. Essas glândulas, que apresentam vasos sanguíneos e nervos, levam nutrientes e inervação para a formação de hormônios, que são as substâncias secretadas. As glândulas endócrinas, também chamadas glândulas sem ducto ou glândulas de secreção interna, estão representadas por órgãos relativamente pouco volumosos e localizados em regiões diversas do corpo. Elas apresentam meios de controle dos hormônios, que agem em sua própria célula.
Geralmente, o sistema endócrino com suas glândulas apresenta funções associadas ao sistema nervoso, que forma mecanismos reguladores precisos na atuação dos hormônios nos mais diversos tecidos e órgãos. Por exemplo, fornecer ao sistema endócrino que produza uma secreção devido a um estímulo sensitivo externo identificado pelo sistema nervoso; assim, o sistema endócrino elabora uma resposta interna ao organismo em relação à informação processada. Portanto, esses dois sistemas andam em conjunto, atuando na coordenação e regulação das funções corporais.
As principais glândulas endócrinas são: glândula pineal; órgão subcomissural; glândula hipófise; glândula tireoide; glândulas paratireoides; timo; glândulas suprarrenais; ilhotas pancreáticas; ovários; testículos. Elas, em conjunto, atuam no controle e auxílio das atividades metabólicas do organismo.
Neste trabalho, serão abordadas as principais características anatômicas dessas glândulas endócrinas.
2. Texto Principal
O sistema endócrino é constituído por diversas glândulas e tecidos que secretam substâncias químicas responsáveis pelo controle da maioria das funções biológicas. As substâncias secretadas são chamadas hormônios ou substâncias químicas sintetizadas parcialmente ou totalmente por elas próprias, diretamente na