Trabalho sobre filosofia
- “A Filosofia é só doidice, maluquice mesmo...”.
- “A Filosofia não contribui de modo algum para a nossa vida, ela é inutilidade pura...”.
Considerando os ditos equivocados acima, proponha um argumento, em no máximo 10 linhas, acerca da Filosofia como saber oposto ao “desequilibrado” e oposto ao “inútil”. (3,0 pontos)
Platão: definia a filosofia como um saber verdadeiro que deve ser usado em benefício dos seres humanos.
René Descartes:dizia que a filosofia é o estudo da sabedoria, conhecimento perfeito de todas as coisas que os humanos podem alcançar para o uso da vida, a conservação da saúde e a invenção das técnicas e das artes.
Immanuel Kant: afirmou que a filosofia é o conhecimento que a razão adquire de si mesma para saber o que pode conhecer e o que pode fazer, tendo como finalidade a felicidade humana.
Qual seria, então, a utilidade da filosofia? E seria Equilibrada?
Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às ideias superiores e as regras estabelecidas for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a filosofia é o mais útil e equilibrada de todos os saberes de que os seres humanos são capazes.
2. Imagine-se em um Congresso Internacional de Ciência e que, depois de uma comunicação proferida por você, alguém tenha lhe proposto as seguintes questões:
a) “Todas as suas conclusões são fracas ou inadmissíveis...”.
b) “Suas premissas carecem de informações pertinentes...”.
Considerando