Trabalho de Filosofia sobre Buber
Profº Luciano
Obra Eu e Tu, Martin Buber
Salvador/BA
Setembro de 2011
Obra Eu e Tu, Martin Buber
A obra Eu e Tu, escrita pelo filósofo austríaco Martin Buber, expressa o seu pensamento quanto às relações humanas, onde é fundamental o diálogo. Segundo ele, o ser humano só pode ser compreendido na relação com o outro. Ao longo da obra os quatro pronomes, EU-TU e EU-ISSO, são sempre referidos pelo autor, sendo estes relacionados com o homem e sua experiência com o mundo.
O livro em sua primeira parte, onde é foco do nosso trabalho, começa sua abordagem falando sobre a dualidade do mundo para o homem segundo a dualidade de sua atitude. Isto está de acordo ao das palavras-principío, que são pares de vocábulos que pode ser relacionado com EU-TU ou EU-ISSO, em que, sem que sejam alteradas, podem ser substituídas por ISSO, ELE ou ELA. Buber diz no texto que não há o EU em si, apenas o EU vindo das palavras-princípio. Para o TU não há uma referência obrigatória em nada, quem diz TU não possui nada.
Buber afirma que o homem está sempre em experimentação com seu mundo. Porém, a aproximação do homem com o mundo não ocorre somente através de experiências, estas lhe apresentam um mundo constituído por ISSO, ISSO e ISSO, de Ele, Ele e Ela, de Ela e ISSO. Ou seja, o mundo não toma parte da experiência, mas sim se deixa experienciar. A palavra-princípio EU-ISSO se relaciona com o mundo como experiência, enquanto EU-TU com o da relação. Segundo o autor, o mundo da relação se realiza em três esferas: a vida da natureza, a vida dos homens e a vida com seres espirituais.
Através de um exemplo dado no texto de como uma pessoa pode, de várias maneiras, se relacionar com um objeto, é mostrado que o real sentido da relação é a reciprocidade. Quando é endereçada ao homem a palavra-princípio TU, Buber argumenta que esta não pode ser usada quando se experiencia o homem, sendo, portanto, a experiência o afastamento do TU. Segundo ele, para o surgimento eficaz