Trabalho sobre filosofia
Ex.: “ E onde queres o romântico, burguês”; este verso descreve exatamente aquilo o que se deseja.
Para o filósofo é a forma de se tornar presente aquilo que está faltando, que está ausente o que se deseja. Logo, há o reconhecimento daquilo que não possui e para tornar tal sabedoria e o respeito que lhe falta por algo, ele começa a falar e a pensar sobre o que se deseja. Assim, podemos considerar que o amor do filósofo está ligado à ausência da coisa amada.
A correlação entre a certeza da ausência e o filósofo, esta na certeza que o mesmo tem de que não é sábio, logo deseja o saber, ou ama o saber. Interligando o amor ao saber.
2- A diferença é que para o pensamento filosófico pode-se girar entorno do mesmo assunto sem cessar, já o pensamento científico há uma busca de respostas e inovações exatas.
A correlação perante esses dois pensamentos se faz da seguinte forma:
O pensamento filosófico está sempre ativo, girando sempre sobre o mesmo assunto, sentimento ou causa; já o pensamento científico possui o entendimento de se buscar o início, meio e fim sobre algo estudado, pesquisado ou discutido.
3- Uma vez que, o pensamento filosófico é dado através de uma interrogação, é sim possível comparar os versos apresentados com a origem do pensamento.
Neste caso específico, houve uma apresentação de versos que não foi possível encontrarem uma resposta conceitual e definitiva, mas sim, sendo mantida a interrogação buscando o significado e a resposta de tal pergunta. Com isso, foi possível continuar filosofando e pensando.
O pensamento é originado também de uma afetação, algo sofrido por nós sem nunca ter sido provocado, nasce espontaneamente e nos acomete surpresas.
4- O Silogismo está ligado a raciocínio. Conceitua-se em uma lógica e perfeita argumentação, é constituída por três