Trabalho sobre enredo, trama e personagens
SÍNTESE
ENREDO: O enredo existe através das personagens; as personagens vivem no enredo. Enredo e personagem exprimem, ligados, os intuitos do romance, a visão da vida que decorre dele, os significados e valores que o animam. ”Nunca expor idéias anão ser em função dos temperamentos e dos caracteres”. Tome-se a palavra “idéia” como sinônimo dos mencionados valores e significados, e ter-se-á uma expressão sintética do que foi dito. Portanto, os três elementos centrais de um desenvolvimento novelístico (o enredo, e a personagem, que representam a sua matéria; as “idéias”, que representam o seu significado, - e que são no conjunto, elaborados pela técnica) estes três elementos só existem intimamente ligados, inseparáveis, nos romances bem realizados. No meio deles avulta a personagem, que representa a possibilidade de adesão afetiva e intelectual do leitor pelos mecanismos de identificação, projeção, transferência etc. A personagem vive o enredo e as idéias, e os torna vivos.
TRAMA: A vida da personagem depende da economia do livro, da sua situação em face dos demais elementos que o constituem: outras personagens, ambientes, duração temporal, idéias. “Uma personagem deve ser convencionalizada. Deve, de algum modo, fazer parte do molde, constituir o lineamento do livro”. A convencionalização é, basicamente, o trabalho de selecionar os traços, dada a impossibilidade de descrever a totalidade de uma existência.É regida pela necessidade pela necessidade de adequar as personagens à concepção da obra e às situações que constituem a sua trama.
TIPOS DE PERSONAGEM: A personagem é um ser fictício, isto é, algo que, sendo criação da fantasia, comunica a impressão da mais lídima verdade existencial.
Personagens de costumes (os de Fielding): São apresentadas por meio de traços distintivos, fortemente escolhidos e marcados; por meio, em suma, de tudo aquele que os distingue vistos de fora. Estes traços são fixados de uma