EDUCAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
A UNOPAR, Universidade Norte do Paraná, propôs a realização desse trabalho como requisito parcial à obtenção do diploma de Graduação em Pedagogia, sendo ainda parte do sexto período do referido curso.
Tem como objetivo uma pesquisa sobre os gêneros textuais do narrar e a linguagem corporal, para isso, a pesquisa engloba temas como o Gênero Textual e algumas de suas características; adentraremos mais no gênero do narrar com a exposição do que é esse gênero e dos vários tipos de gêneros do narrar.
Depois a pesquisa girará em torno da temática da linguagem corporal, discutindo a importância da mesma na comunicação do aluno, bem como algumas atividades que podem ser desenvolvidas para que possa ser explorada a linguagem corporal.
A junção dos dois temas centrais do trabalho acontece quando é criado um texto que fale sobre o tema “A importância entre a relação da construção do gênero do narrar e a linguagem corporal”. Onde além do tema proposto, serão expostas algumas atividade que podem ser desenvolvidas colocando em prática essa relação.
2.0 DESENVOLVIMENTO
2.1.1. Conceito de Gênero Textual
De acordo Bakhtin (1952-53), gêneros textuais são definidos principalmente por sua função social. São textos que se realizam por uma ou mais de uma razão determinada em uma situação comunicativa, ou seja, um contexto, ele promove uma interação de maneira específica. O Gênero Textual rata-se de unidades definidas por seus conteúdos, suas propriedades funcionais, estilo e composição organizados de acordo com o objetivo que cumprem na situação comunicativa. Ou seja, quando precisamos nos comunicar selecionamos um gênero textual de acordo com três fatores: aquilo que desejamos comunicar, o efeito que desejo produzir em meu interlocutor e de acordo com a ação que desejo produzir no meio em que me inscrevo.
O conceito de Gênero Textual se estende a todos os textos que formamos no nosso dia-a-dia, seja uma bula de remédio; uma entrevista, oral ou