linguagens
O conflito No desenrolar do enredo tem papel fundamental o conflito, isto é, o elemento de tensão em torno do qual são organizados os fatos e seu desenvolvimento. Por ser o elemento que mais prende a atenção do leitor, o conflito, de maneira geral, determina as parte do enredo.
Situação inicial: A história começa com o estabelecimento de uma situação inicial, apresentando os personagens. complicação (ou desenvolvimento): É a parte em que o conflito se desenvolve, complicando-se (pode haver mais de um conflito na história). clímax: É o ponto culminante da história, o de maior tensão, o momento em que o conflito atinge seu ponto máximo. conclusão (ou desfecho): É a solução final do conflito, que pode ser feliz, trágica, inesperada, cômica, surpreendente, etc. ).
Um texto narrativo não é, portanto, um mero relatar de acontecimentos, mas o resultado de um trabalho de organização e recriação de um mundo particular, no interior do qual tudo deve fazer sentido
São três tipos de narrador:
O narrador-personagem conta na 1ª pessoa a história da qual participa também como personagem.Ele tem uma relação íntima com os outros elementos da narrativa. Sua maneira de contar é fortemente marcada por características subjetivas, emocionais. Essa proximidade com o mundo narrado revela fatos e situações que um narrador de fora não poderia conhecer. Ao mesmo tempo, essa mesma proximidade faz com que a narrativa seja parcial, impregnada pelo ponto de vista do narrador.
O narrador-observador conta a história do lado de fora, na 3ª pessoa, sem participar das ações. Ele conhece todos os fatos e, por não participar deles, narra com certa