Contruindo um Romance
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM LETRAS
A CONSTRUÇÃO DO ROMANCE
Santana do Ipanema – AL
2014
MÁRIO JORGE PINTO
A CONSTRUÇÃO DO ROMANCE
Atividade avaliativa solicitada pela Professora, Josefa Maria Paixão Soares, mestra em Ciências da Educação, para obtenção de nota da disciplina T.L. em Prosa do 2º período do Curso de Letras.
Santana do Ipanema – AL
2014
O TEXTO EM ROMANCE E SEUS PRINCIPAIS ATRIBUTOS
Mário Jorge Pinto
Graduando do curso de letras pelo Instituto Federal de Alagoas-IFAL
E-mail: mariojhorge@hotmail.com
_______________________________________________________________
RESUMO
O presente artigo busca apresentar os elementos que compões um gênero textual muito presente no meio literário. O romance. Com elementos particulares, o romance sofreu influencias de épocas pelo qual perpassou até chegar à contemporaneidade. Sua caracterização e sua estrutura apresentam para o leitor, faces de histórias fictícias enraizadas em problemas e expectativas do cotidiano da nossa sociedade. Em suma compreende-se que, sua estruturação e sistematização abarcam fatores recorrentes as grandes narrativas que envolvem o leitor transportando-o para refletir, de forma verídica, encenações embasadas na vida fictícia.
Palavras chaves: Gênero textual; Romance; Características.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho consiste em tratar das características e estrutura do gênero textual Romance. As implicações pertinentes a esse gênero, caracteriza-o de forma peculiar pela sua extensão longa, pelo caráter de permitir ao leitor imaginar e criar as cenas presentes em cada capítulo e pela sua diversidade podendo retratar diferentes regiões explorando cada singularidade em diferentes meios regionais. O assunto tem sido abordado por Ramos (2006), Milton