Trabalho sobre educação
A infância na Idade Média
Ao longo dos séculos, as sociedades foram construindo formas de educar suas crianças. Na Idade Média, a Educação Infantil sempre foi entendida como um papel das famílias, sobretudo das mulheres.
A infância na Idade Moderna
A partir do século XVI, com o final da Idade Média e o início da Idade Moderna, as concepções sobre como educar as crianças foram redimensionadas, principalmente em decorrência das transformações econômicas e políticas, e do surgimento da sociedade capitalista. Ressaltava, também, a necessidade da formação do professor das crianças pequenas, uma vez que considerava a infância como um período importante do desenvolvimento humano. Dessa forma, chamou a atenção para as necessidades da criança em seus diferentes estágios de desenvolvimento. Dois anos depois, em 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) reafirmou os direitos constitucionais em relação à Educação Infantil. O artigo 62 da LDB foi pioneiro ao estabelecer a necessidade de formação para o profissional da Educação Infantil. O texto reafirma, também, a responsabilidade constitucional dos municípios na oferta de Educação Infantil, contando com a assistência técnica e financeira da União e dos estados. Esses documentos são, hoje, os principais instrumentos para elaboração e avaliação das propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil do país.
Ler artigo na integra em Revista Nova Escola, edição de março de 2010.
_______________________________________________________________
RCNEI: REFERENCIAIS CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Os “Objetivos Gerais da Educação Infantil” são oito diferentes capacidades que as crianças devem desenvolver a partir da prática da Educação Infantil. Conclui e consolida as conservações do número, da substância e do peso. Dessa forma, seus estudos possibilitaram reflexões acerca da importância da linguagem e de sua influência no desenvolvimento das pessoas.