Trabalho sobre documentário o juízo
TRABALHO SOBRE O DOCUMENTÁRIO O JUIZO.
Disciplina: Estatuto da Criança e do Adolescente
Professora: Audra Pires
Curso: Direito – 7º período
Aluno: Armando Ferreira da Silva.
Matrícula: 112 521 587.
O documentário assistido retrata alguns casos envolvendo adolescentes infratores. Fica claro, a meu sentir, que esses jovens são muito mais vítimas do que culpados pelos atos infracionais que possam ter praticado. Na verdade a falta de políticas sociais básicas, como programas de assistência social e serviços especiais de prevenção e atendimento médico e psicossocial, para esses jovens, é o grande vilão dessa história.
A própria Juíza (que interpreta o papel de si mesma) deixa escapar num determinado momento a desilusão em face do problema que exigiria uma atuação conjunta dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Posto, que as chances de recuperação já são ínfimas, destarte, demandaria o envolvimento de todos no sentido de aumentar a possibilidade de recuperação desses jovens.
Em um dos casos apresentados fica muito clara a falta de harmonia e estrutura familiar, pois uma adolescente diante das opções de cumprimento da medida aplicável ao seu caso (internação), ou a possibilidade de liberdade assistida, prefere a primeira opção, simplesmente porque na segunda voltaria para o convívio familiar e, por incrível que possa parecer, para ela, naquele momento, esta se mostrava a pior opção.
Tal atitude nos leva a uma reflexão, pois, com certeza, o quadro não mudou muito desde o lançamento do excelente documentário exibido pela primeira vez em 1997. Infelizmente, pelo contrário, parece ter piorado bastante. Em parte pela falta de políticas públicas, aumento da violência em virtude das desigualdades sociais e etc. Tudo isso agravado pela disseminação do “CRACK”, droga devastadora que encontra maior adesão justamente nas camadas mais pobres de nossa sociedade. Talvez pelo